Simultaneidade

Simultaneidade e relativismo

Simultaneidade você deve pensar como algo que acontece ao mesmo tempo, certo?

Mas quando estamos tratando de relatividade você irá perceber que simultaneidade é um conceito relativo. Imagina você sentado numa parada de ônibus e ver três amigos seus: um sentado na parte de trás do ônibus, um no meio e outro na frente, os amigos que estão atrás e na frente estão equidistantes do amigo que está sentado no meio. Considere que o ônibus está fixo num referencial ao qual eu chamo de S' e a parada de ônibus está em um referencial ao qual eu chamo de S. No momento em que os pontos desses referenciais se alinham os amigos que estão na frente e atrás cada um com um celular desses com câmeras resolvem aprontar uma brincadeira ao perceber que o colega do meio está cochilando e resolvem tirar uma foto com o flash de luz ligado.

Você vê o disparo de luz feito pelos seus amigos chegarem ao mesmo tempo no amigo que sentou no meio do ônibus, enquanto seu amigo que está no meio do ônibus perceberá que o flash de luz chegará primeiro pela câmera do celular do amigo que está na frente do ônibus.

Podemos concluir que não existe verdade absoluta em situações que discutem simultaneidade, pois ele é um conceito relativo, tanto o seu amigo que está sentado no meio do ônibus quanto você estão falando as coisas de acordo como foi observado por cada um. As descrições não coincidem e essa aparente contradição decorre da relatividade da simultaneidade.

Para facilitar o entendimento realize a simulação abaixo.

Segue também o vídeo animado abaixo.

Vamos ver outro efeito relativístico👇

voltar