Relatividade de Einstein
A relatividade einsteiniana
Os trabalhos de Einstein são conhecidos no mundo todo e são de grande relevância para a humanidade. Temos hoje diversos equipamentos funcionando tendo como fundamento os seus trabalhos.
Em 1905, Albert Einstein um jovem recém saído de um curso universitário e com 26 anos escreveu três artigos com publicação na revista Annalen der Physik ( Anais da Física ) que assombraram o mundo pelas suas descobertas. Um desses artigos, " Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento ", apresenta as bases do que chamamos hoje de Teoria da Relatividade Especial ( ou restrita ), dez anos mais tarde ele apresenta a sua Teoria da Relatividade Geral o que nesse momento não é objeto de estudo nesse website.
A Relatividade Especial discute fenômenos que envolvem referenciais inerciais e é alicerçado sobre dois postulados:
Primeiro postulado:
"As leis da Física são as mesmas para todos os observadores em qualquer referencial inercial".
Para esse postulado se tivéssemos diferentes pontos de pista para observadores em movimento relativo teríamos que caracterizar essas diferenças para quem estivesse estacionado ou para quem estivesse em movimento.
Segundo postulado:
" O valor da velocidade da luz no vácuo é o mesmo em qualquer sistema de referencial inercial".
Nesse postulado a velocidade da luz é o limite.
A velocidade da luz medida no vácuo é
c= 299 792 458 m / s ou aproximadamente c= 300000000 m/s = 3,0 x 108 m/s
Veja uma curiosidade sobre a Relatividade Especial de Einstein clicando no balão abaixo.
Alterações na relatividade de Galileu
As transformações de Galileu sofrem modificações quando a velocidade da luz no vácuo é a mesma em todos os referenciais inerciais, ela é válida apenas para baixas velocidades (velocidade muito menor que a velocidade da luz) onde os seus resultados concordam. No entanto se essas velocidades passam a se aproximar da velocidade da luz é necessário modificações nas transformações de Galileu, pensando nisso o físico holandês Hendrik Antoon Lorentz (1853-1928) através de suas deduções introduziu fatores que modificaram essas equações. Veja como ficou:
Relatividade de Galileu Relatividade de Einstein
x'= x - u.t x'= γ (x - u.t)
v'= v - u v'= δ (v - u)
t'=t t'=γ(t - ux/c² )
Onde
Lorentz tornou suas transformadas em uma forma mais geral, observe que se os fatores γ=1 e δ=1 teremos as transformações de Galileu.