O movimento uniformemente variado
Há situações no movimento variado em que a aceleração escalar instantânea passa a ser constante nos intervalos de tempo, quando isso acontece dizemos tratar-se de um Movimento Uniformemente Variado (MUV). O movimento uniformemente variado tem para si algumas funções que permitem descrevê-lo matematicamente:
Fig. 23 fonte: próprio autor
Espaço em função do tempo S=f(t)
O espaço em função do tempo é expresso pela e aquação abaixo
s= s0 + v0.t + a.t²/2
Na representação gráfica, ao lado, se o movimento for acelerado sua concavidade é voltada para cima (a>0) e se retardado a concavidade é voltada para baixo (a<0).
Velocidade em função do tempo v=f(t)
v = v0 + a.t
Podemos ver no gráfico velocidade pelo tempo, ao lado, o comportamento desse movimento, se a reta que representa o gráfico for ascendente significa que o movimento é acelerado (a>0) e se for descendente o movimento é retardado.
A área formada na região entre os dois eixos é numericamente igual ao deslocamento do móvel no intervalo de tempo considerado.
No gráfico aceleração pelo tempo a posição do gráfico sobre o eixo horizontal vai depender do sinal da aceleração.
No caso em particular há uma outra equação conhecida como ,equação de Torricelli, em homenagem a Evangelista Torricelli, discípulo de Galileu Galilei, que conseguiu eliminar a variável tempo juntando as duas equações vistas acima.
No caso em particular há uma outra equação conhecida como ,equação de Torricelli, em homenagem a Evangelista Torricelli, discípulo de Galileu Galilei, que conseguiu eliminar a variável tempo juntando as duas equações vistas acima teremos a equação ao lado.
Veja no simulador abaixo o comportamento dos gráficos que representam o movimento do carrinho nos seguintes casos: v x t; s x t e a x t.
Veja nos exemplos uma aplicação das equações do movimento
Agora é sua vez. Resolva algumas questões sobre movimento uniforme 👇