Contração do espaço

Contração do espaço

Uma outra consequência lógica dos postulados da relatividade restrita é a contração do espaço ou do comprimento. Nesse efeito causado pela velocidade da luz , o comprimento aparecerá ao observador num determinado referencial, bem menor do que para aquele que está no referencial que se movimenta.

Vamos considerar a mesma situação usada na simultaneidade, só que agora os amigos resolveram medir o comprimento do ônibus, o amigo que está na frente do ônibus e o que está fora adotaram um ponto comum no qual possam medir esse comprimento. Ao passar por esse ponto, os cronômetros de ambos são acionados e desligados ao terminar de passar por esse ponto, após medir essa distância nos dois referenciais a relação entre os dois comprimentos é

L é a medida do comprimento de quem observa o evento em movimento

L0 é a medida do comprimento do corpo medido por alguém em repouso em relação a esse corpo e é chamado de comprimento próprio.


Nesse caso podemos dizer que o ponto de vista de quem observa o evento é que houve uma contração (diminuição) no seu comprimento. A diminuição do comprimento só ocorre na direção do movimento.

Na figura 50 veja um caso de contração do espaço

Acompanhe o vídeo animado abaixo que mostra a contração do espaço no ônibus espacial.

Na simulação abaixo acompanhe a contração no comprimento

Logo abaixo temos uma atividade referente ao que estudamos até aqui sobre a relatividade restrita de Einstein. Vamos praticar um pouco daquilo que você viu até o momento. Clique na atividade 👇

voltar