O referencial, o movimento e o repouso


O referencial, o movimento e o repouso

Iremos definir alguns conceitos necessários nos estudos sobre Cinemática e daí podemos traçar uma ideia do que é ser relativo.
Para que a posição de um corpo ou objeto possa ser determinada é necessário que tenhamos um ponto de referência, esse ponto de referência na realidade nos dá informações que nos dizem como se encontra o estado daquele corpo no que diz respeito às suas dimensões, se ele se encontra em repouso ou em movimento, o caminho deixado por esse corpo durante o seu movimento e sua localização no espaço. Esse ponto de referência representa o que chamamos de referencial.

Bem, você já viu um pouco da importância do referencial, mas você já ouviu falar de GPS? o que é? para que serve? descubra sobre o que é GPS e sua finalidade clicando no balãozinho logo abaixo

Quando podemos determinar se um corpo está em repouso ou em movimento? essa pergunta só poderá ser respondida se no primeiro momento adotarmos um referencial. Mas nem sempre o que parece está em movimento ou repouso num referencial pode está movimento ou repouso para outros referenciais, podemos a partir daí traçarmos uma ideia do que é relatividade. Veja um exemplo na tirinha abaixo.

figura 6.

No simulador abaixo você acompanhará algumas situações em que é necessário a sua compreensão sobre referencial, movimento e repouso ( faça uma lista do que você consegue perceber o que está em repouso e o que está em movimento de acordo com cada referencial adotado). Clique na setinha azul próxima ao selim da bicicleta para acompanhar a simulação.


Vamos para o próximo tópico.👇

voltar