Espaço ou posição, deslocamento escalar, distância percorrida e intervalo de tempo

Posição ou espaço

No decorrer do tempo quando um corpo vai descrevendo numa trajetória, ao longo dessa trajetória ele segue determinando pontos ao qual chamamos de posições ou espaços ocupados ocupados por esse corpo em cada instante. Aqui nos estudos sobre Cinemática consideraremos esse corpo se movimentando ao longo de uma linha, ao qual chamaremos de movimento unidimensional.

A posição ao longo de uma trajetória pode ser medida, portanto para medir essa posição temos que adotar um ponto comum a todas as outras posições ao qual chamaremos de origem das posições, geralmente representadas pela letra "O". Então, quando na distinção de um fenômeno físico passamos a medir algo podemos dizer que estamos medindo uma grandeza física e a grandeza física ao qual estamos medindo aqui nesse estudo é o espaço ou a posição do corpo tendo como referencial a origem das posições "O". Em Física essas grandezas vem do inglês, aqui no caso espaço em inglês significa space por isso a representação dessa grandeza será a letra "S".

Observando a trajetória descrita ao lado podemos ver as posições ocupadas por cada corpo tendo a origem O como o referencial.

Posição do corpo A: SA = 100m

Posição do corpo B: SB = -100m

Posição do corpo C: Sc = 50m

Como você pode observar a unidade de medida da que está sendo usada para medir as posições é o metro (m) que é a unidade de medida de comprimento no Sistema Internacional-SI

fig. 10 fonte: física para o ensino médio

Na simulação abaixo você pode ver no eixo vertical as posições que o corpo vai ocupando à medida que o tempo vai passando.

O deslocamento escalar , distância percorrida e o intervalo de tempo.

Quantas vezes saímos de um local para outro ou seria mais fácil dizer quantas vezes saímos de uma posição para chegarmos em outra posição? Diversas vezes. A essa ação em sair de uma posição ao qual chamamos de posição inicial(S0 ) para uma outra posição ao qual chamamos de posição final (S ) é o que chamamos de deslocamento escalar representado pelo símbolo S. Um corpo qualquer pode sair de sua posição inicial e passar por várias posições durante o seu trajeto mas o que importa são somente as posições final e inicial. Essa variação de espaços é representada é representada por :

∆S=S- S0

S é o deslocamento escalar

S é a posição final do corpo

S0 é a posição inicial

Vamos considerar que o corpo A da figura 9 em determinado instante passou pela posição 20m e foi até a posição 100m em um outro instante. Podemos dizer então que seu deslocamento foi de 80m.

∆S=S- S0

∆S=100 - 20

∆S=80m


Se um corpo segue no mesmo sentido de uma trajetória esse movimento é progressivo e se caso se mover em sentido contrário ao da trajetória será um movimento retrógrado. Observe na imagem.


A distância percorrida por um corpo não depende das suas posições inicial e final mas de todo o seu espaço percorrido ao longo do trajeto. Vamos retornar ao exemplo anterior e considerar que o corpo que saiu da posição 20m e que foi até a posição 100m e retorna até a posição 50m o seu espaço percorrido será:

d= 80m + 50m

d= 130m

Mas para ir de uma posição até outra gastamos um tempo, esse tempo gasto entre as posições é o que nós chamamos de intervalo de tempo, representado por t, e o tempo considerado em cada posição são os instantes. Para a posição inicial o tempo considerado é o instante inicial representado por t0 e para posição final o tempo é o instante final representado por t. Logo a variação entre os instantes é dada por

t=t- t0


Voltando ao exemplo da figura (colocar número da figura) vamos considerar que quando o corpo passa na posição 20m o instante marcado pelo relógio de um observado é de 15s e ao chegar na posição 100m o relógio do observado marca 80s. Logo podemos dizer que o intervalo de tempo durante esse deslocamento foi de 65s.

t=t- t0

t=80 - 15

t=65 s


A unidade de tempo no Sistema Internacional (SI) é o segundo (s).

Vamos para o próximo tópico👇

voltar