Corpo extenso, ponto material e trajetória

ponto material ou corpo extenso, corpo extenso ou ponto material?

Aos olhos de uns o que parece pequeno pode parecer grande para outros ou vice-versa, essa análise mais uma vez mostra que a relatividade está presente em situações dessa natureza. Se olharmos um avião cruzando os céus não estaremos atentos às suas dimensões mais se olharmos esse mesmo avião dentro de um hangar de um aeroporto podemos ver que suas dimensões são consideráveis. Chamaremos de ponto material qualquer corpo onde suas dimensões são desconsideradas quando comparada com algum fenômeno em questão. No exemplo ao lado os veículos nos parecerá pontos materiais quando comparamos suas dimensões com as dimensões da pista.

figura 7. Imagem de LO-DESIGN por Pixabay

Se o corpo tem suas dimensões consideradas quando comparadas com um fenômeno em questão nesse caso ele será considerado um corpo extenso. O exemplo na imagem abaixo retrata muito bem essa questão.

No exemplo vemos o transatlântico no ancoradouro. Suas dimensões são extensas quando comparadas com as dimensões do ancoradouro.

figura 8. Foto de Fernando Jorge em Unsplash

Você já deve ter percebido marcas de pneus deixadas por veículos nas areia de uma praia durante toda sua extensão, essas marcas demarcam o caminho por onde o veículo passo, assim determinando o percurso desse veículo, esse percurso é o que chamamos de trajetória.

Trajetória é a linha determinada pelas posições que o corpo vai ocupando ao longo do intervalo de tempo. A trajetória também depende do referencial, portanto é um fenômeno relativístico, logo abaixo podemos ver algumas trajetória vistas por observadores diferentes.

fig. 9 fonte: retirado da página física na escola



Podemos observar a trajetória vista no mesmo momento sob o ponto de vista de referenciais diferentes:

Na situação 1- A trajetória descrita por um ponto na roda dianteira vista pelo ciclista é um círculo.

Na situação 2- A trajetória descrita por um ponto na roda dianteira vista por um observador olhando a ciclista passar é uma sequência de arcos de circunferência.

Agora é a sua vez. Identifique outras trajetórias segundo o ciclista e segundo o outro observador.

Clique no botão logo abaixo e vamos compreender outros conceitos de Cinemática 👇

voltar