Uma breve história

Um pouco de História dos movimentos.

Os mistérios da natureza foi algo que sempre fascinou a humanidade e a partir das suas descobertas o homem pôde construir coisas benéficas para a sociedade assim como também algo que não trouxesse benefício algum.

As ideias de movimento se iniciaram a partir das civilizações antigas. Acredita-se que Aristóteles foi o primeiro filósofo a estudar sistematicamente aquilo que ele entendia sobre movimento numa concepção de que o universo era formado por duas regiões distintas: A sublunar e a supralunar.
Na primeira região Aristóteles admitia a existência de quatro elementos necessários para a formação das coisas: o ar, o fogo, a terra e a água.


fig 1. Busto de Aristóteles construído para homenagear o Liceu criado pelo filósofo (Foto: Creative Commons)

Na região supralunar ele acreditava que existia no universo um quinto elemento para o que estava acima da lua, esse elemento era chamado éter. As ideias de Aristóteles sobre movimento levavam a acreditar que na região sublunar os corpos só se movimentavam devido a uma agente causador desse movimento que os impulsionava e que esse movimento era cessado assim que não houvesse mais a atuação desse agente causador nesse corpo, já na região supralunar os movimentos eram considerado como eternos. A partir das suas ideia, Aristóteles, passou a considerar a Terra como o centro do universo e assim surgia a teoria geocêntrica, fato que perdurou por mais de 1500 anos. A visão de mundo aristotélico passou a ser questionando quando o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473- 1543) formulou seu modelo heliocêntrico, onde era a Terra e o restante dos planetas que se moviam ao redor do Sol. Naquela época na Europa uma corrente filosófica passou a predominar, conhecida como Iluminismo ou Era da razão, em que a razão e individualidade passaram a ganhar notoriedade nos séculos iniciais da Idade Moderna e a Matemática de René Descartes foi bastante influente durante o movimento iluminista. Nesse sentido alguns cientistas como Galileu Galilei e Isaac Newton, passaram a reconhecer o uso da Matemática como um fator muito importante para o estudo dos fenômenos naturais.

fig. 2 À esquerda, Nicolau Copérnico (FOTO: Wikimedia Commons). Á direita, pintura de Galileu Galilei (FOTO: Justus Sustermans/Wikimedia Commons)
fig. 3 Isaac Newton (Foto: Flickr)

Galileu de início afastou a ideia de corpo pesados e corpos leves e sua relação quanto ao estado natural defendida por Aristóteles. Através de seus experimentos, Galileu Galilei, verificou que um corpo em seu estado natural quando não submetido à ação de forças tendem a permanecer em repouso ou então realizar movimento retilíneo uniforme, daí conclui-se que pode haver movimento mesmo na ausência de forças. Essa descoberta de Galileu foi a premissa para que Isaac Newton mais tarde pudesse criar uma das mais importantes ou a mais importante das leis da Física Clássica, as Leis de Newton. A descrição do movimento dos objetos comuns através das observações de Galileu e seu modo de pensar o uso que fez da Matemática em conjunto com os resultados obtidos experimentalmente lançaram as bases da ciência moderna.

Clique no botão abaixo para ir para a próxima página botão 👇.


voltar