Força

"Força, vamos você consegue" , "tenha força e fé", "a verdadeira força está dentro do homem"... quantas frases desse tipo não já ouvimos alguém falar? Até aqui os estudos sobre os movimentos das coisas tem levado em consideração a velocidade, o tempo, as posições ocupadas por um corpo, a sua aceleração mas em nenhum momento questionamos o que produz essas grandeza ou o que causa essas grandezas. No início desse parágrafo você leu em três momentos a palavra "força", mas em nenhum momento ela está ligada ao movimento das coisas e sim a uma questão abstrata de transmissão de encorajamento. A força a que trataremos aqui se trata da grandeza física capaz de provocar um movimento ou uma deformação em um corpo. Abaixo podemos ver nas figuras algumas situações em que o uso da força mostra seus efeitos.

Podemos entender o conceito força como o agente causador de um movimento ou uma deformação nos corpos. As forças podem ser de contato (as superfícies dos corpos se tocam) ou de campo ( a interação é feita à distância).

E na natureza são quatro os tipos forças que se tem conhecimento até hoje:

  • Força gravitacional

  • Força eletromagnética

  • Força forte

  • Força fraca

    Logo abaixo podemos ver no vídeo um pouco de cada uma dessas forças

A força é uma grand,eza física e no Sistema Internacional a sua unidade de medida é o newton (N) em homenagem ao físico inglês Isaac Newton, um dos personagens mais conhecidos dessa ciência que encanta muitas pessoas, mas também há o quilograma-força (kgf) que embora não sendo uma unidade do SI é também bastante utilizada e sua relação é:

1 kgf ≈ 9,8N

Agora como você já tem uma noção do quê que é força, vamos entrar numa outra parte da Mecânica, a Dinâmica, e continuar compreendendo sobre movimento.👇

voltar